A PSP arranca, a partir de hoje, com uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar no âmbito das deslocações em viagens de finalistas com o objetivo de alertar os estudantes para o consumo excessivo de álcool e droga.
Denominada operação ‘Viagem de Finalistas’, decorre até dia 21 de março, com ações de sensibilização destinadas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Esta ação pretende, assim, “prevenir a criminalidade e delinquência nas viagens de finalistas, programadas para as férias da Páscoa, as quais podem ocorrer em território nacional ou ter lugar noutros países, sendo Espanha o destino externo mais frequente”, revela a PSP, em comunicado enviado aos jornalistas, elencando que, estas viagens são, muitas vezes, conotados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas.
Por isso, é necessário reforçar as ações de sensibilização no sentido de consciencializar os jovens para a prevenção de comportamentos aditivos, de risco e ilícitos associados às viagens de finalistas.
A operação realiza-se com os polícias afetos ao Programa Escola Segura que vão transmitir “aos alunos orientações de autoproteção, direcionadas para comportamentos nos espaços de diversão noturna, em especial os que estejam relacionados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de bebidas oferecidas por desconhecidos, alertando para o uso, cada vez mais frequente, da ‘droga da violação’ e dos riscos do seu consumo”.
A par da sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis e medidas de autoproteção, a PSP alerta para a necessidade do cumprimento das regras de civismo e cidadania, designadamente nos alojamentos onde os alunos ficam hospedados, tendo em conta os episódios recorrentes de vandalismo nesses locais.
Por isso, é aconselhável que os estudantes que se vão deslocar em viagem de finalistas não saiam sozinhos à noite, não aceitem favores, ainda que pedidos por parte de conhecidos e amigos, e que estejam sempre atento em locais com maior afluência de pessoas como cafés, restaurantes, grandes centros comerciais, transportes públicos, aeroportos, estações de caminho-de-ferro, de autocarros e metro, entre outros.
Recomenda ainda atenção aos pertences pessoais, a não aceitarem anada de estranhos, a nunca perderem o seu copo de vista e observarem sempre a preparação da bebida pedida e não exibir joias ou objetos de valor.