O PSD/Penafiel vai reivindicar junto do Ministério da Saúde financiamento para a aquisição de um aparelho de Ressonância Magnética que está previsto desde a inauguração do Hospital Padre Américo, em Penafiel, adianta comunicado do partido.
Depois de uma reunião de trabalho com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Pedro Santana Cepeda, presidente do partido, denuncia que “passaram quase 18 anos e a sala construída para acolher este equipamento contínua vazia e, o mais grave, os utentes e os profissionais deste hospital não têm acesso a um equipamento de diagnóstico básico”.
“Atendendo que praticamente todos os hospitais desta dimensão e, até, unidades mais pequenas, dispõem de aparelho de Ressonância Magnética, para o PSD/Penafiel é inaceitável que o Ministério da Saúde nunca tenha disponibilizado verba para adquirir o equipamento”, critica ainda comunicado do partido. Recorde-se que o CHTS serve uma população de 520 mil pessoas.
Também em comunicado sobre a visita, o CHTS assume que é preciso “equacionar em definitivo a aquisição de aparelho de Ressonância Magnética, uma vez que, nos tempos que correm, já é difícil admitir que um hospital desta dimensão não tenha este equipamento”.
Para o PSD/Penafiel é também necessário melhorar o serviço de urgência e os tempos de espera nas consultas de especialidade, já que existem cerca de mil pessoas à espera para uma consulta e com um tempo de espera igual ou superior a um ano. “Nomeadamente Cardiologia (938 pessoas/1650 dias), Pneumologia (2211 pessoas/471 dias) e Otorrinolaringologia (1771 pessoas/360 dias)”, dão como exemplo.
O partido espera ainda que seja desbloqueada uma candidatura a fundos comunitários, no valor de cinco milhões de euros, já aprovada em 2017, para promover a eficiência energética e melhorar o conforto térmico dos utentes do hospital.