Os eleitos do PSD sugeriram, esta quinta-feira, em reunião de executivo, a implementação de um sistema de gestão inteligente de resíduos em Valongo.

Alberto Neto falou de um novo sistema, que ainda será usado em apenas um município português, que monitoriza os contentores molok com recurso à recolha de dados informáticos. “Consegue-se, em tempo real, saber se o molok está vazio ou cheio e se o lixo precisa de ser recolhido. E também quando o contentor precisa de ser lavado e se o ambiente em volta está com mau cheiro ou agradável”, explicou o vereador, que entregou o dossier ao presidente da Câmara Municipal de Valongo. “Peço que analisem a possibilidade de isto ser implantado no concelho porque vamos ter melhorias na recolha do lixo”, defendeu.

José Manuel Ribeiro manifestou interesse, mas referiu que já existirá um projecto semelhante que vai ser implementado através da Lipor. “Julgo que em Valongo vai ser feito um projecto piloto, não com esta tecnologia mas com outra”, afirmou o autarca.

Publicidade