Os vereadores eleitos pelo PSD em Valongo apresentaram, na última reunião de executivo, uma recomendação para a criação de raiz de um centro de acolhimento e tratamento animal ou, se for viável, de desenvolvimento do actual canil municipal. Em causa o crescente número de animais errantes e abandonados.
“Um projecto desta natureza, na nossa perspectiva, vem colmatar algumas necessidades sentidas pelo Centro Veterinário Municipal de Valongo, vulgo canil municipal, nomeadamente ao nível da falta de espaço e alojamento dos animais”, defenderam os eleitos social-democratas.
O PSD diz que entre os objectivos deste centro de acolhimento devem estar a criação de áreas administrativas, de tratamento e de apoio ao alojamento dos animais, incluindo, ainda, um gatil; de uma zona ampla e lúdica que permita a circulação dos animais e consequente treino diário de modo a garantir o bem-estar dos animais; e a criação de valências necessárias para que sejam prestados os cuidados básicos nos tratamentos dos animais, contribuindo para uma melhoria das suas condições de vida.
A par disso, argumentam que é necessária a promoção de iniciativas de interacção com a comunidade, “sensibilizando a população para a problemática do abandono dos animais e promovendo a adopção responsável de um animal de companhia”, e a prestação de informação “relativamente aos cuidados essenciais de maneio e profilaxia higio-sanitária a ter com os animais, dando a conhecer aos respectivos donos as obrigações legais a que se encontram sujeitos”.