O PSD de Paredes diz-se apostado em resolver a situação de um grande número de animais abandonados que existem por todo o concelho e propôs, em reunião de executivo, a criação de medidas que pretendiam minimizar esse problema, e que passavam pela ampliação do canil municipal e a promoção de campanhas de adoção, mas a maioria na Câmara Municipal rejeitoua pretensão.
O vereador Ricardo Sousa explicou que a situação de animais abandonados em todo o concelho é trasversal a quase todas as freguesias” e que até põe em risco “a segurança das pessoas” e “o trânsito rodoviário”.
Apesar de reconhecer que “não há soluções milagrosas”, o vereador propôs à maioria, liderada por Alexandre Almeida, a “ampliação do canil municipal com 250 boxes, a criação de um gatil e o aproveitamento do parque de matilhas anexo”. E ainda, dois parques de matilhas, um na zonas sul do concelho, em Aguiar do Sousa, e outro na área de Lordelo, Rebordosa ou Vilela”, mas as ideias não convenceram a maioria, que votou contra estas propostas.