PS queria redução no IMI também para famílias com dois filhos

Proposta foi apresentada na última reunião de câmara mas não foi aprovada

0

Os vereadores do PS Penafiel apresentaram, na última reunião de câmara, uma proposta de redução da taxa de IMI em 20% para as famílias com dois ou mais filhos. Mas a medida não foi aprovada pelo executivo. Recorde-se que esta proposta surge depois de ter sido aprovada uma redução na mesma proporção, mas para famílias com três ou mais filhos, quer em reunião de câmara, quer em Assembleia Municipal.

Segundo o PS, esta medida, com a qual concordam, é “insuficiente”. “A medida aprovada, beneficia um número reduzidíssimo de famílias, porquanto os núcleos familiares de residentes no concelho de Penafiel, com três ou mais filhos, abrangem apenas cerca de 7%”, sustenta a proposta socialista. “Se a este facto, adicionarmos, as isenções legais que uma parte destas famílias já usufruem, a medida aprovada, comtempla menos de 4% dos núcleos residentes no concelho”, acrescenta o documento.

Baseado nestas premissas, o PS propôs a redução deste imposto em 20 % para as famílias com dois ou mais filhos, “o que contemplará cerca de 30 % das famílias residentes” no concelho, sendo “manifestamente mais favorável às famílias”, referem. Mas a proposta não foi aprovada.