A comissão política do Partido Socialista de Penafiel diz-se preocupada com a queda de 25 lugares do município no índice elaborado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), representante em Portugal da ONG anticorrupção Transparency International.

“A descida acentuada no ranking de Transparência Municipal é ainda mais preocupante quando verificamos que três concelhos nossos vizinhos – Valongo (PS), Lousada (PS) e Paços de Ferreira (PS) – estão entre os 15 municípios mais transparentes do país, enquanto Penafiel cai para a 96.ª posição”, sustenta o partido da oposição, em comunicado.

O PS realça ainda que esta descida surge em contraciclo com o que aconteceu com os concelhos vizinhos, como Paços de Ferreira, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Lousada, Amarante, Baião e Valongo, que registaram subidas no ranking.

“É com perplexidade e estupefacção que o Partido Socialista de Penafiel constata a forma leviana e irresponsável como o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, reagiu à publicação deste ranking, procurando desvalorizar a abrupta queda de Penafiel”, criticam os socialistas. “Um presidente congratular-se pelo facto de Penafiel ser o concelho menos transparente da região, e estar na 96.ª posição neste domínio, não tem noção da realidade e demonstra de forma clara que a transparência na gestão municipal é algo secundário para si e para a coligação CDS/PSD”, sustenta o comunicado, que pede que o executivo em funções coloque a transparência na gestão da coisa pública no topo das prioridades governativas.

Em resposta, a Câmara Municipal de Penafiel lamenta esta “tentativa de deturpação de informação” por parte dos socialistas.

“O PS Penafiel continua a tentar enganar os penafidelenses com os seus ‘habituais’ comunicados pouco precisos, enganadores e com o único objectivo de provocar confusão”, critica o executivo PSD/CDS.

A autarquia lembra que, em 2015, Penafiel registou de 188 posições neste ranking, tendo sido a câmara do Tâmega e Sousa com maior subida. Este ano, o município continuou a melhorar, subindo cinco pontos no índice e continuando no top 100 dos municípios portugueses com melhor ITM, na 96.ª posição. “Relativamente à variação do ranking de 2015 para 2016, apesar de Penafiel ter registado melhores resultados, outros municípios também melhoraram o seu ITM”, realça nota de imprensa.

Além disso, a Câmara acusa o PS de mentir quando diz que Penafiel é o concelho menos transparente da região. “Penafiel está a meio da tabela na região do Vale do Sousa”, salienta. Abaixo ficam Paredes (posição 136), Felgueiras (154) e Castelo de Paiva (222).

 

  • Notícia actualizada às 19h00 com a posição da Câmara Municipal de Penafiel