O Partido Socialista de Penafiel organizou, no sábado, nas Termas de São Vicente, uma Convenção Autárquica. Segundo os socialistas, o objectivo foi dar formação aos representantes do PS nas diversas freguesias do concelho e discutir a problemática da habitação.
“Esta Convenção teve uma excelente adesão não só por parte dos militantes e eleitos pelo Partido Socialista, que tiveram a oportunidade de partilhar experiências e esclarecer dúvidas relacionadas com o funcionamento dos órgãos das autarquias locais, mas também da sociedade civil, que teve a ocasião de discutir na primeira pessoa, com o membro do Governo responsável pela habitação, este tema absolutamente central no nosso concelho”, sustenta nota de imprensa do PS, lembrando que hoje em dia é “impossível conseguir arrendar uma casa em Penafiel” já que o mercado não tem casas disponíveis. Por outro lado, “a Câmara Municipal não possui qualquer política pública de habitação que permita dar resposta a este flagelo”.
Depois de ouvir a população o PS promete apresentar, a breve prazo, medidas concretas de política pública de habitação a nível municipal.
“O PS de Penafiel, como não poderia deixar de ser, estará na linha da frente do ataque a este problema, garantindo que a habitação entre definitivamente na agenda política em Penafiel e que, no mais curto espaço de tempo possível, mais nenhum penafidelense tenha de adiar o seu futuro na nossa terra, por não ter acesso a habitação”, sustenta nota de imprensa.
A convenção contou com a presença de Ana Pinho, actual secretária de Estado da Habitação.