O Partido Socialista de Lousada está a fazer sessões de apresentação dos seus candidatos às juntas de freguesia.
Em Lodares, o candidato é Armando Moreira, actual presidente da junta, num projecto de continuidade, diz o partido. Perante uma sala cheia, o autarca prometeu apostar ainda mais nas componentes sociais, criando um Movimento Sénior, utilizar a antiga escola primária e a parte debaixo da sede da junta para fins sociais e associativos. Por outro lado, Armando Moreira disse que vai apostar ainda mais nos movimentos associativos e na juventude de Lodares, com a realização de eventos de qualidade e apoio aos mais jovens.
Presente na sessão, Pedro Machado, candidato à Câmara Municipal de Lousada e actual presidente de Câmara, considerou Armando Moreira “um presidente de junta sempre presente e proactivo, com capacidade de resposta a todas as solicitações e que conseguiu proceder a uma série de investimentos importantes com o apoio da autarquia, como é o caso da remodelação da rede viária e a concretização da Casa Mortuária”. O autarca lembrou ainda o investimento feito pelo município na pavimentação da estrada principal que atravessa Lodares e Nespereira e ainda a construção de um Centro Escolar.
Em Meinedo, Nuno Ferreira lidera uma candidatura com um projecto ambicioso e renovado, diz nota de imprensa do PS.
No seu discurso, o candidato socialista afirma que está “pronto, preparado, disponível” e que tem uma “forte motivação, ideias e projectos para fazer mais e melhor por Meinedo”. Dizendo que Meinedo “parou o tempo” e que tudo o que foi feito de novo na freguesia foi obra da câmara, Nuno Ferreira deixou algumas propostas que pretende colocar em prática caso seja eleito. Quer promover colónias de férias para crianças e jovens da freguesia, em Julho ou Agosto; realizar o fim-de-semana “Meinedo Jovem”, com actividades radicais e concertos; apoiar as instituições de solidariedade social, nomeadamente com o Centro de Convívio para Idosos, o Serviço de Apoio Domiciliário, bem como apoiar outros projectos e serviços necessários no âmbito social; apoiar activamente as associações da freguesia e todos os eventos de cariz desportivo, recreativo e cultural; construir um campo sintético de futebol de 5, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo; requalificar o espaço contíguo ao Salão Paroquial (anfiteatro) para realizar actividades de índole recreativo e cultural; apresentar um projecto para a ampliação do Cemitério Paroquial e dotá-lo de mais condições; realizar o fim-de-semana “Viver Meinedo”, no Parque de Lazer Domingos Ferreira; criar uma rede wi-fi no Parque de Lazer e no Pavilhão Gimnodesportivo; limpar e revitalizar as margens do rio Sousa; reparar vias públicas, construir passeios e circuitos pedonais; abrir o “Espaço Magneto” com uma biblioteca, internet e sala de estudo; assegurar o transporte para o centro escolar; e ter atendimento descentralizado, entre outros.
Pedro Machado realçou que, desde o início do mandato, a Câmara de Lousada construiu o Centro Escolar de Meinedo, colocou iluminação pública 100% LED em toda a freguesia, está a requalificar a Rua de Santana e a construir o sintético de Romariz.
O candidato do PS à União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga é José Ventuzelos. “Todos já o conhecem e reconhecem as suas qualidades pessoais. É uma pessoa boa, honesta e transparente que simplesmente quer o bem para o seu concelho e para as freguesias”, disse Pedro Machado na apresentação do candidato.
José Ventuzelos deixou já alguns compromissos a executar caso seja eleito, como a assegurar as limpezas de todas as vias e locais públicos; isentar os pagamentos na obtenção de documento emitidos pela Junta de Freguesia; dar mais apoio social; transporte gratuito para os idosos e desfavorecidos no âmbito das necessidades básicas de saúde; rastreios gratuitos nas valências primárias de saúde; apoios necessários em documentações, burocracias e apoio jurídico; repavimentações; promover a interacção entre as quatro antigas freguesias; dar bolsas de estudo; novas vias de ligação entre freguesias; alargamentos e requalificações de estradas; construção de Casa Mortuária, em Alvarenga; conclusão das obras na Casa da Rendeira para fins sociais (Centro de Dia), em Pias; requalificação do Campo de Futebol de 5, em Alvarenga; construção de um Parque de Merendas/Lazer, em Pias; o arranjo urbanístico na Rua da Igreja, em Nogueira, entre outras.