O projeto Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar, PLEEPE, envolveu 367 crianças e 54 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas do município de Lousada.
Dos resultados obtidos, resultado da monitorização de desempenho do progresso, verificou-se que 86 crianças saíram da intervenção complementar por apresentarem uma evolução ou desempenhos positivos.
Passaram a integrar a intervenção complementar 28 crianças que, no despiste universal, não tinham ficado identificadas, sendo que 99 alunos vão manter-se no projeto. No total, 127 crianças passaram a beneficiar de intervenção complementar, especifica a autarquia, em comunicado.
Assim, pelo segundo ano, este projeto dedicado aos mais pequenos, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, “cumpriu o objetivo de promoção de competências facilitadoras da aprendizagem formal da leitura e da escrita, através da participação de diversos intervenientes, com destaque para as educadoras de infância, encarregados de educação e psicólogos”, lê-se na mesma nota.
Nas reflexões finais, Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, da Universidade Lusíada, referiu que “a implementação do projeto PLEEPE durante o ano letivo 2022-2023 permitiu aumentar a evidência de que uma intervenção atempada, estruturada, multidisciplinar e sistemática produz melhorias no desempenho da literacia emergente”.
Ainda de acordo com a investigadora, Lousada “possui profissionais experientes e capacitados para avaliar, tomar decisões com base em evidências e intervir num domínio fulcral à promoção de percursos escolares de sucesso, bem como recursos digitais que podem auxiliar neste processo e instrumentos de avaliação validados para a população, atribuindo credibilidade ao trabalho desenvolvido”.