O projeto “Rolha a Rolha Semeie a Recolha” da lipor continua a incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça. Em 2024, e após 3 anos de implementação, mais de 687 estabelecimentos aderiram ao projeto.
Estes estabelecimentos, onde se incluem restaurantes, hotéis, cafés e padarias, de Valongo, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, “têm dado um importante contributo para este projeto, entregando em 2024, para reciclagem, 1766,5 qiolos de rolhas de cortiça, num total de 346.500”, especifica a Lipor.
Desta forma, “foi evitada a emissão de 421,76 quilos de CO2 para a atmosfera – o que equivale a 70% do total de emissões anuais provenientes do consumo de eletricidade por parte de uma família em Portugal”.
Entretanto, os municípios vão plantar cerca de “7.066 árvores, que produzem um total de 70 toneladas de oxigénio e com capacidade de capturar 26 toneladas de carbono, permitindo que 75.924 pessoas respirem ar de qualidade durante um dia inteiro”.
As rolhas de cortiça recolhidas são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badmínton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões, peças de design e de moda e uma multiplicidade de outros fins.
Esta iniciativa – desenvolvida pela Quercus, pela LIPOR e os seus Municípios Associados em parceria com a BA Glass, a Corticeira Amorim e a Extruplás e no âmbito do Green Cork (projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente) – tem como objetivo incentivar a reciclagem da cortiça, contribuindo também para a reflorestação em Portugal (por cada 50 rolhas recolhidas, é plantada uma árvore autóctone).