Valongo vai receber, a 16 de Outubro, o evento final da primeira edição do Centro de Cidadania Digital de Valongo, na qual serão apresentados os projectos digitais desenvolvidos por jovens, adultos e seniores para responder a necessidades específicas da comunidade.
“Durante os últimos meses os participantes neste projeto pensaram em conjunto e criaram respostas baseadas na tecnologia para o estado actual da estrutura do Mercado Municipal de Ermesinde, para os dejectos dos animais no concelho e sobre como abraçar e apoiar as novas ideias de negócio pelos jovens NEET (que não estão a trabalhar, a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação), entre outras ideias”, descreve a organização.
Os projectos foram desenvolvidos no âmbito do trabalho do Centro de Cidadania Digital de Valongo para promover a participação e promoção da cidadania activa e inclusão digital, através da utilização das tecnologias de informação e comunicação.
Além dos autores dos projectos, estarão também presentes o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, bem como o director executivo do CDI Portugal, João Baracho. A sessão acontece no Museu Municipal de Valongo.
Recorde-se que o Centro de Cidadania Digital de Valongo está localizado em Ermesinde. Trata-se de um projecto que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Valongo com o CDI Portugal – ONG de inclusão social e inovação digital – que aposta em projectos onde a tecnologia é utilizada como um meio para aproximar a comunidade da participação nas políticas públicas e na resolução de problemas identificados pelos mesmos.