O projecto “Comunidade mais Esclarecida, Comunidade mais Participativa” do município de Valongo foi distinguido com a menção honrosa do “OIDP Award – Best Practice in Citizen Participation”, no âmbito da 18.º Conferência Internacional do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), que se realizou nos dias 25, 26 e 27 de Novembro, em Barcelona, adianta nota de imprensa da autarquia.
O prémio, atribuído anualmente, tem como objectivo reconhecer as boas políticas públicas implementadas pelos governos locais.
Segundo a mesma fonte, este ano foram apresentadas 65 candidaturas, provenientes de 26 países de todos os continentes.
“É com muita honra que recebemos este reconhecimento internacional. Acreditamos que é nosso dever reforçar a Democracia Local, e só o podemos fazer se ajudarmos as pessoas a serem mais informadas, mais esclarecidas e por isso mesmo mais autónomas”, defende o presidente da Câmara de Valongo, citado em comunicado.
“Por isso, o município de Valongo criou várias ferramentas que visam capacitar cada um dos seus cidadãos para serem mais activos, presentes e responsáveis pelas suas acções. Confiança, Transparência e Cidadania Activa são pilares e valores que constituem o cimento cívico que pode travar o perigo da mensagem do medo e das soluções fáceis do populismo, que estão a corroer tantas democracias por todo o lado”, defendeu José Manuel Ribeiro durante a entrega de prémios.
Recorde-se que o projecto “Comunidade mais Esclarecida, Comunidade mais Participativa” agrega diversas iniciativas tais como o Orçamento Participativo Jovem de Valongo, o Orçamento Participativo Eu Conto (para funcionários do município), o TAClaro (site que descodifica e descomplica a informação financeira do município construído em parceria com o ISCAP), a Semana da Prestação de Contas, a Semana Europeia de Democracia Local e a campanha “Ler não custa nada!”.
O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é a maior rede de governos locais do mundo inteiro, organizações e centros de investigação que querem conhecer e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para aprofundar a democracia.