Numa região fértil em acções de solidariedade e em instituições devotadas a apoiar as populações, destacamos três projectos de apoio social.
O primeiro é o Lar Residencial para Pessoas com Deficiência da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa. Este projecto passou por vários percalços antes de começar a ver a luz do dia em 2011. Depois de ter sido candidato por duas vezes, sem sucesso, ao programa PARES, acabou por receber apoio do PRODER, numa terceira candidatura. Mas a verba atribuída ficava muito aquém do valor global do projecto, o que obrigou a Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa a recorrer a todo o engenho para recolher apoios.
Os responsáveis pela instituição não baixaram os braços. Foram realizados peditórios, jantares e até sorteios de viagens. E o sonho cumpriu-se. O lar abriu portas em Abril deste ano, tem capacidade para 14 utentes e é a única infra-estrutura deste género no concelho e a segunda do Vale do Sousa. Prova de que a obra era mais que necessária é o facto de já ter as vagas preenchidas e uma longa lista de espera.
Fica aqui o reconhecimento a este projecto e à vontade da instituição em fazê-lo crescer e juntar-lhe ainda outras valências.
Centro de Actividades Ocupacionais para autistas e pessoas com Síndrome de Asperger
Ainda no âmbito a apoio a pessoas com necessidades especiais abriu portas, numa antiga escola primária de Valpedre, Penafiel, em 2015, o primeiro Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para autistas de elevada funcionalidade e pessoas com Síndrome de Asperger do Norte do país, pela mão da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA). Mérito ainda da Câmara Municipal de Penafiel, que além de ceder o edifício ainda contribuiu para a sua remodelação.
Este CAO consegue dar resposta a 20 utentes, jovens e adultos com idades superiores a 18 anos, sendo que em Portugal calcula-se que existam cerca de 40 mil portadores de Síndrome de Asperger. Um bom exemplo de um projecto que visa a inclusão social.
Paredes na Rota da Protecção do Idoso em Segurança
Para um público diferente, arrancou este ano em Paredes um projecto da Câmara Municipal chamado “Paredes na Rota da Protecção do Idoso em Segurança”. A iniciativa, baseada no policiamento de proximidade leva conselhos e pretende reforçar a segurança da população que vive mais isolada, sobretudo os idosos.
O programa, posto em prática por elementos da Polícia Municipal e da Acção Social da autarquia, começou em Aguiar de Sousa e vai ser alargado a todo o concelho, de forma faseada. O objectivo principal é a prevenção dos principais crimes cometidos contra os seniores, como os pequenos furtos, os assaltos a residências e as burlas (contos do vigário).
Numa altura em que os idosos precisam cada vez mais de apoio este parece-nos um projecto meritório.
Conheça os premiados das outras categorias: