A Câmara Municipal de Lousada anunciou, esta terça-feira, que já foram plantadas 35 mil árvores nativas no concelho e em vários pontos do país no âmbito do projecto Plantar Lousada, lançado em Outubro de 2016.

O objectivo inicial passava por promover a plantação de 10 mil árvores até 2018 em acções de reflorestação e de restauro ecológico, com a ajuda da sociedade civil, mas a meta foi largamente ultrapassada. “No final da primeira época de plantação de 2018 a autarquia lousadense não podia estar mais satisfeita, pois promoveu a plantação de 20 mil árvores no concelho, e ainda ofereceu outras 15 mil árvores para movimentos verdes no resto do país”, sustenta o vereador do Ambiente e Natureza, Manuel Nunes.

Só nas plantações no terreno, coordenadas pela autarquia, foram plantadas 7.500 árvores em todo o concelho, tendo sido restaurados, aproximadamente, 15 hectares de habitat degradado, adianta o município.

Depois, através da campanha “Plantar Lousada no Seu Quintal” foram oferecidas mais 10 mil árvores a mais de 300 munícipes interessados em plantar árvores nos seus terrenos ou quintais. E na campanha idêntica associada à época natalícia, o “Plantar Lousada no Natal… Uma árvore para si!” foram oferecidas três mil árvores a mais de 800 pessoas que usaram os vouchers obtidos em compras no comércio tradicional.

Mas, lembra a Câmara de Lousada, as iniciativas implementadas no Ano do Ambiente e da Biodiversidade foram mais além e o “Árvores Nativas para Todos” permitiu a várias entidades responsáveis por acções de reflorestação requisitar árvores gratuitamente. “No total foram entregues 15 mil árvores, destinadas a 50 projectos de reflorestação, localizados em dez distritos de norte a sul do país”, descreve a autarquia em nota de imprensa.

Publicidade

“Mais do que plantar árvores, o projecto Plantar Lousada sempre se assumiu como uma iniciativa de mobilização e de sensibilização pública. E também este objectivo foi plenamente atingido, pois apenas nas plantações de terreno em Lousada, mais de 2.300 voluntários de cerca de 50 entidades públicas e privadas foram envolvidas, num total superior a sete mil horas de trabalho ambiental solidário”, salienta o vereador Manuel Nunes, acrescentando que o município está “profundamente agradecido a todos os voluntários, entidades, plantadores e proprietários que colaboraram nestas iniciativas”.

O Plantar Lousada regressa no próximo Outono.