A ADRAP deu, esta segunda-feira, o pontapé de saída do projecto “A bicicleta nas escolas”, iniciativa na área do desporto escolar, que conta com o apoio de vários actores e intervenientes da comunidade e que irá abranger um universo de 1.300 crianças.
Depois de ter iniciado a parte teórica do projecto, com a deslocação dos técnicos e formadores a vários estabelecimentos de ensino do concelho para realizar um primeiro inquérito, o director da ADRAP, Joaquim Ferreira, confirmou, no arranque da parte prática, no Centro Escolar de Galegos, que esta é uma iniciativa pioneira.
“Sinto-me um presidente realizado porque a ADRAP tem 28 anos e há muito que sonhávamos com um projecto destes. Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal e na Europa que, além de sensibilizar os alunos para a importância deste meio de transporte, tem a finalidade de formar cidadãos conscientes e cumpridores das regra de segurança e ao mesmo tempo formar futuros campeões”, disse.
Joaquim Ferreira destacou que o projecto integra vários técnicos, formadores e treinadores de ciclismo que, em articulação com os professores das actividades de enriquecimento curricular, vão ministrar, junto dos alunos do primeiro ciclo, conhecimentos que passam, sobretudo, pelas técnicas de equilíbrio, perícia e aprender a ultrapassar obstáculos.
Segundo Joaquim Ferreira, o projecto “A Bicicleta nas Escolas” abrange 90 turmas, cinco turmas do primeiro e segundo ano, sendo as restantes 43 dos restantes anos, tendo sido criados sete postos de trabalho, abrangendo o projecto 14 pessoas.
Falando dos recursos humanos, Joaquim Ferreira sustentou que o projecto, integra, também, uma psicóloga, uma terapeuta, professores de educação física e treinadores de ciclismo que diariamente saem da sede da ADRAP com 15 bicicletas para as escolas e centros escolares. O projecto envolveu a aquisição de 45 bicicletas, mas a ADRAP tem mais 20 disponíveis para usar, caso venham a ser necessárias, adiantou.
O director da ADRAP manifestou, também, estar esperançado que o projecto irá vingar e prolongar-se no tempo, existindo condições e vontade por parte dos vários parceiros e intervenientes.
“Para já e até ao final de Dezembro o projecto está assegurado. O objectivo é prolongá-lo no futuro. A Câmara de Penafiel tem um sido um parceiro activo e acredito que com o seu apoio vamos conseguir atingir esse desiderato”, confessou, afirmando que gostava, também, de ver o projecto replicado a outros ciclos de ensino.
“Estamos abertos. Temos pessoas credenciada para fazer esse trabalho. Se isso acontecer necessitaremos de mais recursos e outro investimento, mas para já estamos apostados em implementá-lo junto dos alunos do primeiro ciclo”, concretizou.
Ao jornalistas, Joaquim Ferreira realçou, ainda, que a ADRAP é, presentemente, uma das melhores escolas de ciclismo do país, sendo a formação um dos pilares da associação.
“Temos 28 anos, em 25 encontros nacionais fomos vencedores 14 vezes. Na prova de abertura de Elites, o patamar mais alto que temos no ciclismo, 140 dos atletas que alinharam no arranque da prova, 22 eram formados na ADRAP. A formação sempre foi a grande aposta da associação. Não é objectivo deste projecto fazer de todos os meninos campeões nacionais, queremos formar jovens desportivamente e socialmente, mas evidentemente que vamos estar atentos e se conseguirmos captar alguns destes meninos para a ADRAP tanto melhor”, expressou, salientando, ainda, que a ADRAP é o clube que mais troféus tem nas competições de pista e este ano já arrecadou três prémios nacionais na pista.
A vice-presidente da Câmara de Penafiel, Susana Oliveira, manifestou, total confiança no “A Bicicleta na Escola”, e relevou a importância pedagógica e social deste junto dos mais pequenos e da comunidade.
“O projecto a arrancou mais tarde devido a um conjunto de situações, à necessidade de o reformular e alargar a todo o concelho e, também, à necessidade de adquirir os equipamentos necessários, fazer o protocolo com a ADRAP, mas foi uma aposta ganha”, afirmou, frisando que existiam várias crianças que não sabiam andar de bicicleta e que vão ter a oportunidade de o fazer, contando com o apoio de técnicos devidamente credenciados.
A autarca sublinhou, também, que o projecto tem uma dotação global de mais de 40 mil euros, dinheiro investido na compra de bicicletas, equipamentos, materiais para as aulas e recursos humanos. Foi um dos vencedores do Orçamento Participativo de Penafiel.
A vereadora admitiu que a bicicleta é, hoje, um meio de transporte que está na moda, tendo o projecto potencial para crescer.
“O ciclismo é uma modalidade diferenciadora e o executivo percebendo isso teve que se adaptar a esta nova realidade. Por outro lado, a ADRAP é já uma das maiores escolas e este projecto faz todo o sentido pelo que acreditamos que daqui possam sair futuros ciclistas, mas, também, se possa aprender os procedimentos e as regras para se fazer uma condução com segurança”, afiançou.
Refira-se que “A Bicicleta na Escola” pressupõe a realização de aulas práticas dentro do ano lectivo, numa primeira fase de Janeiro a Julho e numa segunda fase de Setembro a Dezembro do mesmo ano. O projecto conta ainda com a realização de um encontro, no Parque da Cidade de Penafiel de modo a divulgar a actividade proposta.
Este projecto tem como objectivo principal formar jovens para os preparar para a vida, sendo o foco principal a actividade desportiva e não a competição.
Segundo a entidade promotora, pretende-se, igualmente, sensibilizar os alunos a participar na disciplina de educação física e cumulativamente contagiar familiares e comunidade em geral a fazer actividade física.