O projecto “Mercado Inclusivo”, da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, em Paredes, é um dos que vai ser apoiado pelo Programa FACES, da Fundação Montepio, iniciativa que visa combater a exclusão social e apoiar ideias nas áreas de empregabilidade de pessoas com deficiência, inclusão de crianças e jovens em situação de risco e respostas inclusivas para famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo. No total serão apoiados 15 projectos com um total de 300 mil euros. A Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa é a única da região a receber financiamento.
O “Mercado Inclusivo” visa a criação de uma empresa de inserção onde os utentes do Centro de Expressões Didácticas e do lar da instituição, com idades entre os 24 e os 65 anos, possam construir, divulgar e vender produtos artesanais, com o intuito de criar exposições para mostra e venda de trabalhos, com recurso a plataformas digitais com fonte de divulgação e inclusão de outras respostas sociais no projecto, explica a descrição da ideia.
Segundo Carlos Santos, director técnico para a área da deficiência da instituição, este mercado arrancou em pequena escala no ano passado, com a criação da página ValorizArte Sobrosa, onde são divulgados alguns produtos feitos, sobretudo peças decorativas ligadas ao têxtil e marcenaria. O objectivo é crescer o projecto, produzir mais e vender ao exterior.
A meta é que os utentes com deficiências e incapacidades diversas, cognitivas e motoras, se possam sentir “úteis e incluídos”, assim como proporcionar uma maior abertura da instituição à comunidade para que valorizem esse trabalho que é feito.
No total há 18 utentes a participar. O valor do financiamento a receber rondará os 10 mil euros.