O projecto “A Bicicleta nas Escolas – Equipamentos e/ou eventos desportivos” da escola de ciclismo Silva & Vinha ADRAP Sentir Penafiel, que tem como propósito promover o ensino da bicicleta junto das escolas do concelho e que envolve 37 estabelecimentos de ensino, num total de 2500 a 3000 alunos, arranca em Janeiro de 2018.
Segundo o director da associação, Joaquim Carlos, a fase de calendarização para efectuar a visita às escolas está praticamente concluída pelo que é expectável que a fase de sensibilização e aprendizagem inicie já no início do próximo ano.
Ao Verdadeiro Olhar, o responsável da ADRAP destacou que o projecto é constituído por vários técnicos e especialistas com formação que em articulação com as escolas pretendem ministrar alguns conhecimentos sobre a bicicleta e sensibilizar os alunos para a importância deste meio de transporte.
“O nosso objectivo principal passa por formar jovens para os preparar para a vida, sendo o foco da actividade a vertente desportiva e não a competição. Posteriormente, se verificarmos que há jovens com potencial e esses alunos queiram seguir o ciclismo ou integrar a nossa escola, esse é um assunto que podermos ponderar”, avançou.
Por outro lado, é também meta sensibilizar os alunos a participar na disciplina de educação física e, cumulativamente, contagiar familiares e comunidade em geral a fazer actividade física.
Joaquim Carlos explicou ainda que o projecto “A Bicicleta nas Escolas – Equipamentos e/ou eventos desportivos” iniciou com uma candidatura ao Orçamento Participativo através a plataforma Penafiel Participa.