O projecto “Cuidadores do Património” da Rota do Românico foi um dos 11 vencedores do concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, informa a Rota.
“Actualmente, a Rota do Românico beneficia da ajuda de 44 cuidadores do património, distribuídos pelas diversas capelas, igrejas e mosteiros do seu itinerário de visita. Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar”, descreve nota de imprensa.
Segundo a Rota, até Março do próximo ano, serão dinamizadas diversas actividades (encontros, reportagens, publicações…) com o objectivo de conhecer e valorizar o papel de todos aqueles que, “de forma apaixonada, asseguram a abertura, a protecção e a divulgação do património cultural da Rota do Românico”.
Entre os exemplos dados estão a história da Dona Rosinha que zela, há 44 anos, pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante.
Este concurso realiza-se desde 2018 e reúne testemunhos de cidadãos e comunidades, com a missão de aumentar o conhecimento da herança cultural da Europa, reforçando o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.