O projecto de combate ao abandono escolar implementado pela Câmara de Valongo – o MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo – foi distinguido com o Prémio Boas Práticas em Psicologia – Administração Local – 2019, na sessão de encerramento do II Encontro de Psicólogos da Administração Local, que se realizou recentemente no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa.
Segundo a autarquia, “o Prémio Boas Práticas em Psicologia, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa, pretende reconhecer e distinguir psicólogos e serviços de psicologia pertencentes a municípios e juntas de freguesia que tenham desenvolvido projectos relevantes e inovadores nas diferentes áreas da ciência psicológica. Simultaneamente, pretende-se dar visibilidade e demonstrar a importância dos psicólogos, na prestação dos melhores serviços a todos os munícipes”.
Recorde-se que o projecto tem como principais objectivos diminuir em 12% a percentagem de alunos com pelo menos uma negativa no 2.º ciclo do ensino básico, bem como reduzir em 26% as taxas de retenção no 1.º e 2.º ciclos. É desenvolvido em colaboração com a Universidade do Minho e tem o envolvimento dos seis agrupamentos de escolas e também das associações de pais. Implica um investimento superior a 600 mil euros, comparticipado por fundos europeus do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.
“É um projecto do qual nos orgulhamos muito e que de forma muito simples visa não deixar ninguém para trás. Por isso apostamos forte e actuamos na primeira fase de aprendizagem”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.