Foto: Portugal Participa

A Rede de Autarquias Participativas atribuiu, na semana passada, ao município de Valongo, o Prémio Boas Práticas de Participação pelo projecto “Biblioteca Humana”. José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, recebeu a distinção, em Faro.

De carácter anual, este galardão visa constituir um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.

A Biblioteca Humana é uma das actividades de educação não formal implementadas no concelho que adoptou o desafiante slogan “Não julgues o livro pela capa”. Implementada em Valongo pela primeira vez em 2010, dirige-se a jovens que frequentam o 9.º ano do ensino básico e ensino secundário das escolas do concelho mas envolve toda a comunidade escolar, bem como às suas redes de contactos. O projecto “facilita o diálogo construtivo e informal entre jovens estudantes e pessoas que representam grupos que frequentemente são alvo de preconceitos, criando a oportunidade de relacionamento interpessoal entre grupos que habitualmente não teriam a possibilidade de interagir e permitindo o confronto com estereótipos e preconceitos num ambiente estruturado, protegido e limitado no tempo”, explica a autarquia.

Os objectivos passam por sensibilizar a juventude para a importância da inclusão, da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades, combater a discriminação e desconstruir estereótipos, de forma a fomentar a aproximação entre povos, culturas e religiões, bem como promover o diálogo.