Paredes adoptou o projecto Eu sou Digital que visa por voluntários jovens a ensinar competências digitais a maiores de 45 anos.
Estão abertas as inscrições quer para voluntários quer para participantes.
O projecto nasce de uma parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, “tendo como princípios essenciais a promoção da capacitação digital de adultos, em Portugal, até ao final de 2023. A meta é dinamizar uma rede de voluntários maioritariamente integrados em Centros Eu Sou Digital a nível nacional.
A organização explica que o programa “propõe-se trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interacção com o mundo online, através de acções de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade em que vivem”. É destinado “a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais no dia-a-dia permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspectos essenciais da utilização da internet em segurança”.
Em Paredes, a Câmara disponibiliza no Polo de Empreendedorismo, junto à GNR, para os voluntários poderem ajudar os inscritos.
Podem ser voluntários jovens entre os 16 e 30 anos com conhecimentos de tecnologias de informação. Inscrições aqui.
Podem inscrever-se para beneficiar deste programa adultos a partir dos 45 anos que pretendem adquirir competências digitais básicas essenciais, através dos contactos maria.nunes@nullcm-paredes.pt e 255788906.