O Programa “Cá Paredes” vai alargar o prazo de inscrição até 15 de Março para os projectos “O Maior da Minha Aldeia”, “Melão Casca de Carvalho” e “Apiário Pedagógico”
Segundo a autarquia, responsável pelo projecto, os interessados em participar no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia”, no campo de produção e demonstração do “Melão Casca de Carvalho”, em Casconha, Sobreira, e no “Apiário Pedagógico”, a criar em Aguiar de Sousa, devem inscrever-se através do preenchimento do formulário online disponível no site do município.
Refira-se que o “Cá Paredes”, programa estratégico de valorização do turismo e da agricultura sustentável da zona sul do concelho, envolve as freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira e tem como objectivos potenciar o crescimento económico, desenvolvimento social e a valorização ambiental do território.
No âmbito do programa e de acordo com a autarquia estão previstos serem implementados projectos estruturantes nas áreas do turismo e do agro-alimentar.
O programa tem também como metas melhorar a competitividade das empresas do sector agro-alimentar e do turismo, “incentivar a criação de novos investimentos no agro-alimentar, especialmente os que se encontram orientados para nichos de mercado”.
São, também, objectivos do Cá Paredes “organizar iniciativas que promovam a interacção e a cooperação dos agentes, especialmente entre os sectores do agro-alimentar e do turismo, estimular a protecção e preservação da paisagem e dos recursos naturais e valorizar a produção agro-alimentar endógena”.
Pretende-se, também, organizar, promover e activar a oferta turística de forma integrada.
No âmbito do projecto está prevista a criação do Banco de Terras Municipal, fileiras estratégicas do agro-alimentar, a valorização dos recursos florestais, assim como a estruturação de circuitos curtos de comercialização de produtos locais, entre outras medidas.