A “Educação para a Inclusão” foi o tema de debate entre professores de Lousada, no passado dia 11 de Abril, na Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca.
O painel da manhã abordou “O compromisso com a Inclusão: o direito dos Direitos” apresentado por Conceição Menino, da Unidade de Inclusão e Sucesso Educativo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e por Vítor Tété Gonçalves, responsável pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia.
De tarde, o tema apresentado foi o “Modelo Multinível de prevenção e intervenção na escola: o Suporte aos comportamentos positivos e o Decreto-Lei 54/2018” e contou com a intervenção de Manuela Sanches Ferreira e de Sílvia Alves, da Escola Superior de Educação, do Porto.
A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Lousada, a Câmara Municipal de Felgueiras e o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente.
A ideia de realizar este fórum surgiu por acharem “necessário um olhar mais cuidado e mais específico nesta área, por isso, é importante que estejam presentes as abordagens de professores do ensino superior, de investigadores, de pessoas que trabalham diariamente esta área”, conforme referiu António Augusto Silva, vereador da Educação da Câmara de Lousada.