O Agrupamento de Escolas de Ermesinde foi, pela primeira vez, seleccionado para participar num projecto “Erasmus +”.
No âmbito deste programa europeu, que visa contribuir para a internacionalização e excelência do ensino e da formação de professores e alunos na União Europeia, 19 docentes vão ter oportunidade de visitar diferentes países e frequentar cursos de formação.
“O nosso Agrupamento apresentou, em Março de 2017, uma candidatura à Acção-Chave 1 – mobilidade de pessoal docente. Este nosso projecto, intitulado “Novas Capacidades para a Inovação” foi aprovado para o biénio 2017/2019 e financiado no montante de 40.768 euros”, explica a equipa responsável constituída por Conceição Sousa, Conceição Vasconcelos, Olga Trabulo, Bruno Reimão e Rosa Mary Manso.
Os cursos decorrerão em diferentes países, como Finlândia, Itália, Grécia, Inglaterra e Espanha, e pretendem dar resposta aos objectivos definidos no Plano de Acção Estratégica do Agrupamento, que pretende a melhoria das boas práticas de gestão intermédia e de topo, a melhoria dos níveis de indisciplina e do abandono escolar precoce, contribuir para a melhoria dos resultados a Inglês, contribuir para a melhoria dos resultados escolares a Matemática e contribuir para a melhoria dos resultados no 1.º ciclo, sobretudo ao nível do 2.º ano.
Segundo os docentes, até agora quatro professores ligados à gestão de topo e intermédia e o director do agrupamento participaram num seminário na Finlândia; cinco professores estiveram em Itália a frequentar o curso “Happy Schools: positive education for well-being and life skills development” e três professores foram à Grécia para frequentar o curso “Innovative teaching methods”.
“No próximo ano, realizar-se-ão mais duas mobilidades de professores, uma de professores de Matemática, que frequentarão um curso dirigido à sua disciplina, em Inglaterra, e outra de professores do 1.º ciclo, que frequentarão um curso estruturado em Espanha”, refere nota de imprensa.
Estes docentes são depois responsáveis por transmitir os conhecimentos adquiridos aos colegas no agrupamento e por aplicar os novos conhecimentos/competências na sala de aula com os seus alunos.