À semelhança do que acontece com o ranking do 12.º ano, também o do 9.º ano é liderado por escolas privadas.
Na frente surge, mais uma vez, o Colégio Casa Mãe, de Paredes, com uma média de exames superior a quatro. A escola ocupa o 16.º lugar a nível nacional. Mais abaixo, na 21.ª posição, está o Externato Senhora do Carmo, de Lousada, que subiu vários lugares em relação aos resultados de 2014. Pelo contrário, o Colégio de Ermesinde desceu posições a nível nacional mas é a terceira escola com melhores resultados na região. Em comum, estas três escolas têm o facto de terem realizado entre 50 a 60 exames no ano lectivo em análise.
Já nas três melhores públicas da lista regional foram realizados entre 295 e 494 exames. A Escola Secundária de Paredes, a Escola Secundária de Paços de Ferreira e a Escola Secundária de Lousada obtiveram ainda assim médias a rondar os três valores. Em relação a 2014 todas subiram centenas de lugares no ranking nacional.
Com médias abaixo dos 2,5 valores, fecham o ranking quatro escolas: Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca; Escola Básica D. António Ferreira Gomes; Escola Básica de Paredes e Escola Secundária Joaquim de Araújo.
Por disciplina, destaque para os resultados alcançados pelos alunos do Externato Santa Joana, de Valongo, que põem a escola privada no top 10 das melhores a Português, com média de 4,38. A mesma escola privada fica também no 9.º lugar nacional dos melhores resultados a Matemática, com média de 4,35 valores.
Conheça as escolas com melhores resultados:
Critérios utilizados
O VERDADEIRO OLHAR fez esta análise através do ranking elaborado pelo Jornal Público, com base em indicadores fornecidos pelo Ministério da Educação.
Para as médias do ranking do ensino secundário foram contabilizados as notas dos oito exames com mais alunos inscritos: três do 12.º ano – Português, Matemática A e História); e cinco do 11.º ano – Biologia e Geologia, Física e Química A, Geografia A, Filosofia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Foram apenas contabilizados os exames feitos na primeira fase por alunos que frequentaram a escola todo o ano. Já no ranking do ensino básico são analisadas as provas do 9.º ano de Português e Matemática.