Primeiro profissional vacinado no CHTS

Alberto Silva, médico do Serviço de Urgência de 68 anos, foi o primeiro a ser vacinado no Hospital Padre Américo, em Penafiel, contra a Covid-19. Emocionado, falou de esperança e do “princípio do fim” de uma pandemia que deixa marcas.

A campanha de vacinação aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) arrancou hoje. Para já chegaram 600 doses que vão ser administradas ao longo de três dias nos Hospitais de Penafiel e Amarante, informa nota de imprensa.

Aos jornalistas, Alberto Silva recordou os momentos difíceis vividos que, “mesmo com 42 anos de médico, marcam”. “Não tenho qualquer receio, o receio é ser infectado”, disse o médico em relação à vacina, dizendo que esta significa “esperança, uma luz ao fundo túnel e, se Deus quiser, o princípio do fim desta pandemia”.

A mesma expressão foi usada por Carlos Alberto, presidente do conselho de administração do CHTS. “Trata-se de uma luz de esperança para 2021, após um ano tormentoso, particularmente no CHTS que sofreu uma pressão enorme nesta segunda vaga”, afirmou, dizendo que, “no entanto, mesmo com a vacina, ainda não se pode baixar a guarda”.

Até ao final da manhã, foram vacinados 110 profissionais em Penafiel e 40 em Amarante. Nenhum demonstrou qualquer reação adversa. Depois de vacinados os profissionais aguardam 30 minutos numa área de recobro.

Amanhã, o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, na qualidade de Coordenador da Região Norte no âmbito da Declaração do Estado de Emergência, e o presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, vão acompanhar o arranque da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de hospitais e de unidades de saúde no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários. Um dos locais será o Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Norte – Unidade de Saúde de Lousada.