A promoção e o apoio de medidas tendentes à preservação da autenticidade do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo são alguns dos objectivos da recém-criada Confraria, cujo I Capitulo de Entronização está agendado para o próximo sábado, 4 de Junho, durante mais uma edição da Festa da Regueifa e do Biscoito.
Neste I Capítulo, a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo irá entronizar como Confrades Honorários o Município de Valongo e as quatro Freguesias do concelho (Alfena, Campo e Sobrado, Ermesinde e Valongo). Serão igualmente entronizados, como Confrades Honorários, o Padre Luís Borges, pároco de Valongo, e José Pinto da Costa. A cerimónia, com início pelas 10h00, terá lugar na Igreja Matriz de Valongo sendo precedida de um pequeno-almoço tradicional e sucedida de um almoço no espaço de eventos “A Fábrica”, conforme anunciado pela confraria. Mais tarde, pelas 17h00, haverá um desfile para o Largo do Centenário onde se realizará, no âmbito da Festa da Regueifa e do Biscoito, uma cerimónia de apresentação pública da confraria.
A Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo tem por objecto o estudo, a defesa, o prestígio, a valorização, a promoção, a consolidação da qualidade e divulgação do Pão, da Regueifa e dos Biscoitos de Valongo, enquanto valores gastronómicos e de interesse económico local. São atribuições da Confraria a promoção e apoio de medidas tendentes à preservação da autenticidade do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo; a promoção, organização, apoio ou patrocínio de encontros, convívios, visitas, provas, concursos ou festivais gastronómicos onde o Pão, a Regueifa e o Biscoito tenham especial relevância, com vista à sua divulgação numa perspectiva pedagógico-cultural; a promoção do intercâmbio com organizações nacionais e estrangeiras no âmbito dos objectivos prosseguidos; bem como a valorização e reconhecimento do mérito de pessoas individuais e colectivas que, mercê do seu conhecimento e experiência adquirida, se destacam no labor dedicado à confecção genuína do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo.