A partir de 1 de Dezembro, Penafiel volta a transformar-se na Cidade Natal e espera receber milhares de pessoas que vêm pela animação e pelas compras no comércio tradicional.

Depois de, no ano passado, a cidade ter tido uma árvore com 15 metros de altura, a grande novidade deste ano é uma prenda gigante, com 80 metros quadrados e 10 metros de altura, que vai estar instalada junto à Igreja da Misericórdia, e que se vai iluminar à noite. Durante o dia, será a casa do Pai Natal onde todos os visitantes poderão ir receber presentes gratuitos.

 

Marca Cidade Natal está consolidada

“Nos últimos anos, Penafiel tem-se transformado numa verdadeira Cidade Natal. A marca está consolidada e a dinâmica é reconhecida pela região”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, durante a apresentação do programa para os 31 dias de animação.

“Tudo isto se insere na nossa estratégia de captação de visitantes. Acredito firmemente que o nosso concelho tem vocação turística e, por isso, tem que ter dinâmicas e apresentar programas mais apelativos que os outros municípios”, salientou Antonino de Sousa, lembrando que os concelhos competem entre si. A expectativa da autarquia é afirmar, cada vez mais, Penafiel no contexto regional. “Em Penafiel há sempre alguma coisa a acontecer”, afirmou, lembrando que nos últimos meses promoveram a Agrival, o Escritaria e o São Martinho.

Com estas iniciativas, desenvolvidas pela Câmara Municipal de Penafiel e pela Associação Empresarial de Penafiel, Antonino de Sousa acredita que as ruas da cidade vão voltar a encher-se de gente. “A iluminação vai ser surpreendente. Espero ainda mais gente este ano”, adiantou.

Haverá seis palcos espalhados pela cidade, comboio e carrossel

“Penafiel tem uma visibilidade na época de Natal que há anos atrás era impensável. Nenhuma cidade do Tâmega e Sousa tem tanta visibilidade”, defendeu Pedro Bessa, presidente da Associação Empresarial de Penafiel, realçando o esforço financeiro da Câmara. Este ano, o orçamento é de 70 mil euros, 60 mil a cargo da autarquia e 10 mil da associação.

O epicentro da animação promovida vai decorrer dentro da prenda gigante, com um Pai Natal a entregar prendas aos visitantes e animação para os mais novos. Regressa o comboio a circular pela cidade e haverá um carrossel para crianças. Depois haverá animação, teatro e desfiles focados em seis palcos espalhados pela cidade: em frente ao tribunal, junto à Assembleia Penafidelense, no Centro Comercial Brasília, na Rua Alfredo Pereira, no Largo da Ajuda e na Praça Escritaria.

Um concurso de fotografia vai homenagear um fotógrafo da cidade, Sebastião Borges, que vai ainda expor alguns dos seus trabalhos.

E esta “cidade viva” traz grande retorno aos empresários do concelho, garante Pedro Bessa. Números concretos de vendas não há, mas o responsável pela Associação Empresarial adianta que “80% do movimento e compras feitas em Penafiel na época de Natal são feitas por pessoas de outros concelhos”. Há ainda um aumento de volume de vendas, já esperado nesta altura do ano, mas que é “potenciado por toda esta animação, captando clientes que se poderiam deslocar a outros locais”, referiu.

 

Envolvimento das escolas é novidade

Este ano, a animação de Natal contará com uma novidade que passou pelo envolvimento das escolas. Pela cidade estarão nove painéis, com inspiração no tema “Cidade Natal”, produzidos pelos cinco agrupamentos de escolas do concelho, pela Escola Secundária de Penafiel, pelo ISCE Douro e pela CESPU.

A animação termina na Passagem de Ano, na Praça Escritaria, ou no Pavilhão de Feiras e Exposições, caso o tempo não o permita. Haverá uma sessão de fogo-de-artifício e concertos dos Irmãos Verdade e de Alberto Índio, além dos DJ’s Joana Cruz e Rodrigo Lopes, da rádio RFM, parceira do evento.

Durante este período, e para potenciar ainda mais o comércio, as ruas pedonais do centro histórico abrem-se à circulação de veículos, disse o presidente da Câmara Municipal.