O Parque Aventura & Trilho Ecológico da Lipor, em Ermesinde, Valongo e Baguim do Monte, Gondomar, foi distinguido com o “Green Flag Award” pelo quarto ano consecutivo.
Também os jardins da Casa do Corim, na Maia, que estão sob a alçada da empresa intermunicipal de gestão de resíduos foram galardoados pelo júri internacional.
Também quatro zonas verdes do Porto mereceram distinção do galardão que já conta 25 anos de história: Jardim do Passeio Alegre, Parque da Cidade, Jardim Botânico e jardins do Palácio de Cristal.
A empresa gere os resíduos de oito concelhos da Área Metropolitana, e que inclui Valongo, Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Espinho.
“O prémio reconhece a estratégia pioneira da Lipor, que remonta já à década de noventa, de transformação do espaço do antigo aterro sanitário num Parque Aventura & Trilho Ecológico”, destaca a Lipor, assinalando que por ali passam mais de 50 mil visitantes por ano.
Os jardins da Casa do Corim estão sob gestão da Lipor desde 2022, integrados na estratégia de promoção da biodiversidade da empresa. Com a dinamização que está a ser desenvolvida em parceria com a Câmara da Maia, a Casa do Corim já recebeu 2439 visitantes no primeiro semestre deste ano