Adriano Ribeiro“Apresentou-nos a Câmara uma proposta de concessão(1) por 3 anos (a que gosta de chamar compra de serviços, por quase meio milhão de Euros) para a limpeza dos seus diversos edifícios.

Segundo as nossas  contas, com 480.000 Euros, para a limpeza, a Câmara contratava nos três anos do contrato, 17 trabalhadores. (dava para limpar umas poucas de Câmaras!)

Defendemos que a Câmara tenha o seu quadro de pessoal de limpeza e não persista na prática ruinosa de contratar empresas para tudo e mais alguma coisa.

Tendo em conta o que atrás fica dito, mesmo que a Câmara tivesse um quadro de pessoal para limpeza de 10 pessoas, o valor a dispender seria quanto a nós, muito inferior à proposta apresentada, para se entregar o serviço a uma empresa privada e contribuiria para a criação de emprego com direitos e com dignidade para alguns trabalhadores do sector da limpeza. Pois são bem conhecidas as condições de trabalho mal remunerado, com horários intermináveis e sem segurança no emprego que a generalidade destas empresas pratica.

Sei que nos vão dizer que o Governo nâo deixa; o PAEL não deixa; a falecida troika, que ameaça ressuscitar também não deixa, e outras coisas assim.

E dirá ainda o senhor Presidente:

Se não aprovarmos esta proposta, daqui por pouco tempo, não temos a Câmara limpa.

Mas segundo o senhor Presidente e os números não desmentem,  por causa das dividas, a Câmara está mais do que limpa, desde que o senhor assumiu a presidência; e apesar dessa limpeza, por causa do PAEL, nem um empréstimo pode obter.

Senhor Presidente.

Estamos convictos, de que o senhor se quiser encontrar uma saída para essas dificuldades, encontrará.

Recordamos-lhe mais uma vez e apenas um exemplo:

No inicio de 2015, o senhor trouxe a reunião de Câmara, uma proposta de contratação de serviços juridicos, que apontava em linha recta, para a contratação do Dr Ricardo Bexiga.

Não foram aceites os moldes em que o senhor pretendia.

Em sequência, o senhor deixou a ameaça no ar, de que não iriamos ter serviços juridicos e que estariamos perante uma situação que poderia ser trágica para o Municipio.

Mas ficou claro, de que o alarme que o senho lançou, não passou de falso alarme, porque desde esse dia, e há cerca de um ano, o assunto não voltou a reuniâo de Câmara.

E o municipio continuou como o senhor pretendia, sem concurso, com o gabinete juridico do Dr Ricardo Bexiga.

Senhor Presidente: coerentemente, a CDU tem estado contra as privatizações dos serviços camarários: Privatizações essas, que são em grande parte, as responsaveis pela degradação financeira em que o municipio se encontra.

Mas temos afirmado e continuamos a afirmar: que se descobrirmos um pequeno passo que seja, no sentIdo do senhor querer fazer reverter o caminho dessas privatizações; que podem contar com o apoio da CDU.

Mas não é isso que verificamos; o que verificamos, é que a sua politica é a politica de continuidade, ao cometer os mesmos erros que foram cometidos no passado.

Obviamente, votaremos contra esta e qualquer concessão de serviços a terceiros, pelos motivos apresentados.

 

(1) A proposta foi retirada e vai voltar à próxima reunião, (mas agora por 2 anos em vez de   3) para ser aprovada, mas apenas com os votos contra da CDU.