Muita música ao vivo, uma marcha alegórica e o Festival de Arte Pública, o Pitruca, são alguns dos momentos altos das festas da cidade de Freamunde, em Paços de Ferreira, celebradas em honra de São Sebastião, e que decorrem de 5 a 11 de Julho.

O palco vai contar com a animação de artistas como Cuca Roseta e a Banda de Freamunde, Nininho Vaz Maia, Delfins, Rui Veloso, Valete e Kura

Com um passado de 120 anos, as Sebastianas começaram por ser um momento religioso, em honra de São Sebastião, mas, atualmente, são um misto de festa sagrada e profana, com “uma parte cultural e de animação muito mais marcada, mas sem nunca perder a raiz popular”, refere a organização.

Mas a animação das Sebastianas vai muito além da música. A prová-lo estão a “‘Noite de Bombos’, uma arruada livre, com mais de 1500 foliões a tocar bombo e o fogo-de-artifício e piromusical, uma das tradições mais apreciadas, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de ‘final à Freamunde'”.

Também a ‘magestosa procissão’, em honra de São Sebastião, com 15 andores, e que se estende ao longo de um traçado de mais de dois quilómetros, pelas ruas de Freamunde que vão estar decoradas com um extenso tapete de fitas de madeira, pintadas de várias cores, desperdícios da indústria de mobiliário da região.

A ‘Marcha Alegórica’, este ano, sob o tema “Portugal 360”, “contempla diversos momentos de animação, com escolas de samba, grupos de bombos, animação circense e carros alegóricos, estes últimos produzidos nas oficinas das Sebastianas por voluntários que dedicam o seu tempo e arte em prol da comunidade”, será outro dos “momentos altos” das Sebastianas.

A programação inclui o ‘PUTRICA’, o Festival de Arte Pública, que tem como objectivo “sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano”. Esta ideia deriva de um projeto, com 10 anos, e que nasceu com o “propósito intervir e reabilitar imageticamente espaços devolutos e descaracterizados de identidade urbana, atribuindo-lhes novos valores culturais e artísticos”, relata a organização, em comunicado. A curadoria artística deste festival cabe ao freamundense Frederico Draw, que convida vários artistas a participarem.

A anteceder as Sebastianas realiza-se a ‘Semana Cultural’, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, com várias actividades realizadas por associações culturais da cidade, um festival de ranchos e um concerto com o DJ Bateu Matou.

Nas últimas edições, estas festas têm vindo a “obter uma maior participação de público”, e são, hoje, “um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região”. Em 2022, levaram a Freamunde “mais de 500 mil visitantes”.