A Câmara Municipal de Valongo e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a DECO,estão juntos numa campanha que visa promover mudanças de comportamentos e, para isso, já podem medir a pegada de carbono, ou seja, podem aferir as emissões de gases de efeito estufa originadas da atividade humana. É que, cada vez que viajamos de carro, carregamos o celular ou ligamos a máquina de lavar roupa, além de inúmeras rotinas diárias, deixamos um rastro de gases que se acumula na atmosfera aquecendo excessivamente o planeta.

Assim, aqueles dois organismo disponibilizam um aplicação, onde se pode calcular esse valor, que pretende “promover a consciencialização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e medir a sustentabilidade do município”.

Segundo a autarquia, Valongo é o sétimo município a nível nacional a aderir a este projeto, passando, assim, a utilizar esta ferramenta (app) para medir a pegada de carbono dos seus cidadãos, com o objetivo de envolver a comunidade na construção de um ambiente mais saudável e equilibrado.

O lançamento da iniciativa realizou-se no dia 20 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

1 Comentário

  1. Sr. Presidente, devia começar por colocar papeleiras nas ruas de valongo. Se fôr-mos passear um pouco, só encontrámos papeleiras nos centros das cidades, ou estações de comboios.
    Também é importante investir nas estradas que estão bastante esboracadas, dificultando quem queira utilizar meios de transporte alternativos, como uma simples bicicleta.
    Estamos a caminhar no bom caminho, mas a passos MUITO LENTOS.

    Com os melhores cumprimentos,
    Diamantino Lopes

Comments are closed.