Um rapaz de 19 anos realizou um vídeo no cemitério de Valongo. Nesse pequeno filme, Fábio Martins coloca-se em cima das campas, rebola pelo chão, cheira as flores e conversa com duas idosas que estavam no local. O objectivo deste pequeno filme passava, como outros efectuados pelo mesmo autor, por angariar “gostos” e visualizações nas redes sociais, mas o acto não foi bem aceite pela população valonguense. Entre críticas e insultos a Fábio Martins, há também quem prometa vingar-se do jovem. Por outro lado, a Junta de Freguesia de Valongo apresentou uma queixa-crime.
Presidente da Junta de Freguesia chocado
“Chocou-me aquele comportamento, sobretudo por ser num local de culto e onde as pessoas, normalmente, ficam mais sensíveis e emocionais”, referiu Ivo Vale Neves. O autarca de Valongo garante que já foram recolhidos os dados identificativos do jovem e que estes foram entregues à Polícia. “A nossa jurista ainda está a ver em que termos iremos agir. Mas temos a certeza que queremos que essa pessoa seja responsável pelo que fez”, diz.
O vídeo, que foi colocado online no início desta semana, gerou, como já referido, uma onda de indignação entre os habitantes de Valongo, muitos com familiares sepultados naquele cemitério. Aliás, na conta de Facebook do autor do filme podem-se ler várias críticas, insultos e até ameaças.
O alvo da denúncia da Junta de Freguesia de Valongo e da ira dos valonguenses é Fábio Martins, de 19 anos e que reside no concelho valonguense. Fábio é bastante conhecido nas redes sociais e só no Facebook chegou a ter cerca de 60 mil seguidores. Todos vão à procura de ver os vídeos em que entra num supermercado sem calças ou atravessa a autoestrada em cuecas. Noutra publicação, Fábio Martins prometeu atirar-se de uma ponte se alcançasse um determinado número de “gostos”, o que levou a Polícia a intervir e a levar o rapaz ao hospital.
Sem qualquer ocupação – abandonou a escola e confirma que são os pais que lhe pagam as despesas – o jovem de Valongo chegou a participar num programa de televisão, no qual admitiu ter o “vício do Facebook”. Na mesma ocasião, em Setembro do ano passado, também admitiu que faz vídeos provocadores para ter o maior número de “gostos” possível. E foi com esse intuito que, num dos últimos filmes colocados online, rapou o cabelo para, disse, homenagear Sofia Ribeiro, actriz que padece de uma doença oncológica.
O rapaz, que sonha em ser actor, gera sentimentos contraditórios nas redes sociais. Há quem o odeie e o ameace, mas também há os que lhe manifestam todo o apoio e consideram os seus vídeos engraçados e dignos de ser partilhados.