Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de PenafielNa passada segunda-feira, Penafiel recebeu o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto para inaugurar aquele que é o primeiro Balcão Ponto Já do país.

O objectivo passa por disponibilizar, à comunidade jovem, um posto de informações, evitando eventuais deslocações à Loja Ponto Já do Porto. Trata-se de um serviço multicanal, onde o apoio e os esclarecimentos personalizados e presenciais, com técnicos especializados, assumem grande relevo.

A missão maior é informar bem os nossos jovens das oportunidades que surgem e poderem encontrar ali alguém que os oriente e ajude a encontrar aquilo que precisam.

Encontram ali agora uma série de serviços municipais dedicados à juventude, que já existiam, mas que ficam agora concentrados para maior comodidade de quem deles se serve.

A parceria com o IPDJ, Penafiel Activa e CLDS dão corpo a este Balcão e em breve outras parcerias poderão surgir.

Esperemos, pois, que os nossos jovens procurem este serviço que está agora ao seu inteiro dispor.

Ainda ligado ao trabalho que tem vindo a ser feito em Penafiel em matéria de políticas de juventude, queria partilhar aqui com os nossos leitores a participação de Penafiel, e do nosso Museu Municipal, em particular, num projecto internacional de Mobilidade Jovem do ICOM (Conselho Internacional de Museus), através de uma parceria estabelecida com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O protocolo de colaboração entre a FLUP e os Museus portugueses foi assinado no passado dia 21 de janeiro, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira.

O projeto internacional, com duração de 48 meses, integra oito países e três Museus Municipais Portugueses: o Museu Municipal de Penafiel, o Museu de Olaria (Barcelos) e o Museu da Chapelaria (S. João da Madeira). Inserido no Programa Horizonte 2020, o projeto EU-LAC-MUSEUMS, tem como objetivo promover as relações entre a Europa e a América Latina no domínio da museologia comunitária.

Assim sendo, dois jovens de Penafiel, entre os 15 e os 17 anos, vão ter a oportunidade de fazer intercâmbio na America Latina e depois teremos também de acolher cá jovens oriundos desse Continente. Será, sem dúvida, uma excelente experiência para Penafiel e para os nossos jovens.