O ano de 2015 fechou com um balanço de boas notícias sobre o desempenho da Câmara de Valongo, liderada por José Manuel Ribeiro. Quase a fechar o ano foi revelado o Índice de Transparência Municipal, colocando Valongo no 13º lugar. Tendo subido 110 posições em relação a 2014, tornou-se o município melhor colocado da Área Metropolitana do Porto e do distrito. De salientar ainda a execução financeira. Segundo a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Valongo é um dos concelhos com maior eficiência financeira, estando a cumprir prazos de pagamento de 10 dias a fornecedores. Tudo isto num contexto de cumprimento do Plano de Apoio à Economia Local (PAEL). 2015 foi também ano de concretização de investimentos. Com a publicação do novo Plano Director Municipal foi assinado contrato com a Jerónimo Martins, estando no terreno a construção da plataforma logística, num investimento de 50 milhões de euros que permitirá a criação de 300 novos postos de trabalho. Ficou também resolvido o “abandono” do Edifício Faria Sampaio, em Ermesinde, estando para breve a abertura da Loja do Cidadão do concelho. A celebrar 180 anos, 2016 ficará, certamente, marcado com os resultados da modernização adminisitrativa que foi realizada para que seja a Câmara a ir ter com as pessoas e não o contrário.

Pedro Machado, presidente da Câmara de Lousada

SONY DSC

A Câmara de Lousada tem um historial de boas contas, facto que se tem mantido com Pedro Machado, presidente da autarquia há dois anos, o que não impede que sejam feitos investimentos. Neste primeiro mandato como líder do Executivo, Pedro Machado preconiza uma gestão equilibrada que, como o próprio sublinha, não pode ser feita com medidas eleitoralistas. Assim, mantendo uma política de corte na despesa corrente, lançou diversos projectos, como a requalificação do parque escolar. No total foram construídos de raiz cinco centros escolares e remodelados dois equipamentos, num investimento de 9,6 milhões de euros. Estão também a ser investidos 1,8 milhões de euros na colocação do sistema LED nas mais de 12 mil luminárias do concelho e as políticas de captação de novo investimento estão a gerar fruto, permitindo a criação de novos postos de trabalho.

Pedro Santana Cepeda, presidente da JSD Porto

politico_pedro cepeda

Com 29 anos e militante da JSD há mais de uma década, o penafidelense Pedro Santana Cepeda foi eleito presidente da JSD Porto, a maior estrutura distrital da juvendude partidária, até 2017. Até aqui já ocupara, na JSD Penafiel, os cargos de vogal e presidente da mesa do plenário, tendo terminado recentemente o mandato como presidente da estrutura para a juventude. Foi também presidente da mesa regional da JSD Porto e conselheiro distrital do PSD Porto. Restaurar a confiança entre os eleitos e os eleitores, limitar a três mandatos a ocupação de todos os cargos políticos, rever a Lei Eleitoral Autárquica e implementar políticas públicas capazes de promover a capacitação dos jovens com deficiência, são os seus grandes objectivos para o mandato.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano