No final da semana passada realizaram-se as III Jornadas da Educação de Lousada, com o tema “Sucesso educativo, territorialidade e contextos escolares: novas abordagens”.
Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, destacou a importância do evento que marca o arranque do ano lectivo no concelho. “É com iniciativas como esta que a partilha de conhecimentos entre conferencistas e público se torna fundamental. Os assuntos abordados e os conferencistas que apresentam temas de grande actualidade e pertinência”, disse.
Segundo António Campos, director do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente, as jornadas pretenderam centrar-se “na territorialidade e na promoção das boas práticas do ensino no concelho”. “Aliás, esses são factos incontornáveis, na medida em que a taxa de insucesso e de abandono são residuais”, realçou.
Durante as jornadas foi apresentado o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) por Valdemar Castro Almeida, da Universidade Católica do Porto, bem como pelo vereador da Educação da Câmara Municipal e directores dos Agrupamentos de Escolas do concelho.
“O PEEM surge no seguimento de uma aposta que tem sido feita por parte da autarquia na Educação e qualificação do capital humano, tendo como intuito promover o incremento dos níveis de escolarização da população, o sucesso das aprendizagens e a capacidade para responder eficazmente aos desafios e oportunidades do mercado de trabalho”, refere nota de imprensa da autarquia.
“Desta forma, neste Plano a conceptualização não fica resumida apenas aos estabelecimentos de ensino e formação do município, mas a todas as entidades que contribuem, directa ou indirectamente, para os processos educativos”, acrescenta a mesma fonte.