Os pilotos de Lousada Joaquim Machado e Leonel Sampaio conquistaram o segundo lugar nas suas categorias (Super 1600 e Nacional A1.6, respectivamente), no Ralicross de Sever do Vouga II, que decorreu no fim-de-semana.
Joaquim Machado, com o seu Peugeot 208 S1600, começou por fazer, no primeiro dia, o segundo crono, nos treinos oficiais, e depois, venceu a primeira corrida de qualificação, a única a disputar-se no sábado.
No domingo, na terceira qualificação, a chuva transformou o piso do traçado “num autêntico mar de lama”, segundo refere a organização em comunicado.
Na terceira corrida, Joaquim Machado partiu de oitavo e terminou em quinto, com o motor a ter problemas de arrefecimento, devido à muita lama.
Já na final, o piloto saiu da terceira linha, da sexta posição, e foi o primeiro a passar pela Joker lap. Saiu de lá e recuperou tempo e posições, chegando ao segundo lugar.
“Foi uma prova muito difícil, para todos. Tivemos problemas, mas a Kaxa & Motor [assistiu e preparou o seu carro] esteve sempre ao seu melhor nível, a resolvê-los. Acho que se não fosse o que aconteceu na segunda corrida, poderíamos ter vencido, o que era o nosso objectivo. Mas, foi um bom resultado, que nos deixou terminar o campeonato na segunda posição”, comentou Joaquim Machado.
“Não sei se vamos à Taça de Portugal. Há que ponderar, pois houve várias situações ‘estranhas’ e pouco transparentes, esta temporada. Foram situações desmotivantes, que nos levam, inclusive, a ponderar a nossa continuação na modalidade”, acrescentou o piloto.
Leonel Sampaio, o piloto do Stand Top Car, que corre na categoria A 1.6 com um Citroën Saxo, venceu duas das quatro corridas de qualificação.
Terminou estas corridas na frente e somou mais 16 pontos, na sua demanda, ou seja, na luta pelo segundo lugar no Campeonato da A 1.6.
Na final, conseguiu a liderança, mas acabou por terminar na segunda posição. Uma classificação que foi suficiente, para se sagrar vice-campeão, até porque o seu adversário, não esteve presente na derradeira corrida.
“Sabia que não iria ser fácil conquistar o título de vice-campeão, mas dei sempre o meu melhor para que assim acontecesse. Terminei as corridas de qualificação no primeiro lugar. Na final, tive sorte, pelo facto de o meu adversário não alinhar. Mas a verdade é que tive vários azares, durante a época, pelo que acho que mereço o segundo lugar no campeonato”, confessou Leonel Sampaio.
“Nesta prova, o carro que é preparado pela Kaxa & Motor esteve sempre bom e os resultados apareceram. Estou muito satisfeito até porque não seria fácil fazer melhor, depois de algumas vicissitudes que foram ocorrendo durante a época”, continuou o piloto.