Os agregados familiares e os idosos economicamente desfavorecidos do concelho de Paredes vão ter acesso a medicamentos gratuitos fruto de um protocolo assinado, esta quinta-feira, entre a câmara municipal e a Associação Dignitude.
Segundo a autarquia, estes munícipes terão acesso a um fundo solidário e poderão aceder aos medicamentos, prescritos com receita médica, através de um cartão fornecido pelo município, em qualquer farmácia aderente a nível nacional.
Este protocolo insere-se no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, criado em 2016, que tem como propósito de dar respostas aos problemas de acesso ao medicamento por parte dos cidadãos, explicou Maria de Belém Roseira, da Associação Dignitude, depois da assinatura do protocolo. “Este programa traduz-se num fundo solidário que é usado para comparticipar o pagamento de medicamentos aos cidadãos mais carenciados”, referiu, segundo comunicado.
Já o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, salientou a importância da adesão da autarquia a esta rede solidária. “Uma das preocupações deste executivo é a intervenção e o apoio social para aquisição de medicação dos paredenses em situação de vulnerabilidade económica, principalmente a população idosa com mais de 65 anos”, sustenta, citado em nota de imprensa.