O Parque de Feiras e Exposições de Penafiel acolhe, entre sexta-feira e domingo, a XX Concentração Motard de S. Martinho, organizada pelo Moto Clube do Vale do Sousa, com a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel.
Segundo o presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, Fernando Gomes, a organização estima que passem pelo Parque de Feiras e Exposições e pela cidade, entre 2.500 a 3.000 pessoas, incluindo mais de mil motards, oriundos de todo o país.
Ao Verdadeiro Olhar, Fernando Gomes revelou que, pela primeira vez, a concentração, que é, disse, o maior evento de Inverno do país, vai ter a presença de um grupo de motards dos Açores.
“Prevemos a presença de motards um pouco por todo o país, mas, também, de público que não sendo motard participa no evento, nos espectáculos e actividades que o programa este ano contempla. Pela primeira vez, vamos ter motards dos Açores e um grupo de motards da vizinha Espanha e alguns alemães que nos contactaram e que querem vir cá”, disse, salientando, também, que a organização fez algumas alterações ao programa por ser a 20.ª concentração realizada.
“Porque assinalamos 20 anos de concentrações procuramos fazer uma aposta em termos de cartaz, convidando algumas bandas que são sobejamente conhecidas pelo público e que vão trazer muita gente e dar ainda mais visibilidade ao evento”, manifestou, frisando que o show de freestyle está assegurado, integrando o programa uma sessão de pirotecnia para assinalar a comemoração dos 20 anos.
Fernando Gomes reconheceu que a concentração Motard de S. Martinho de Penafiel, além de ser única tem, hoje, uma visibilidade nacional e além fronteiras que ajuda a dar visibilidade à Feira de S. Martinho.
“Além da felicidade de estar acompanhada por gente profissional e competente, até porque estamos a falar de um evento que envolve uma logística e uma planificação grande, temos consciência que há aqui muito saber acumulado e muita experiência adquirida e só assim é possível realizar todos os anos uma concentração com as dimensões que esta tem”, avançou.
Parceria com a Rota do Românico
O responsável pelo Clube Motard do Vale do Sousa realçou, ainda, que a instituição que lidera vai estabelecer, no próximo ano, uma parceria com o projecto Rota do Românico do Vale do Sousa no sentido de proporcionar aos motards que visitam o concelho um maior conhecimento cultural dos muitos monumentos que a região dispõe.
“Trata-se de um projecto que terá vantagens para ambos os lados, a concentração íntegra sempre muitos motards de vários pontos do país que, além da gastronomia e das tradições, aproveitam para conhecer os muitos monumentos que a região tem para oferecer. Já estabelecemos uma reunião com elementos da Rota do Românico e as coisas estão bem encaminhadas para que no próximo possamos avançar”, expressou.
A concentração Motard do S. Martinho em Penafiel decorre de 10 a 12 de Novembro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Haverá concertos, passeios à feira, freestyle, magustos com gaitas de fole e concertinas e passeios turísticos pela região, entre outros.