A 4.ª edição do Programa Tradições arrancou hoje, estando abertas as candidaturas.

Recorde-se que este projecto da EDP financia projectos de defesa e recuperação de práticas e costumes ancestrais em diferentes regiões do país.

“Da gastronomia ao artesanato, passando por pregões, dizeres, crenças, instrumentos, danças ou cantares, são muitas as tradições locais que podem inspirar projectos. O objectivo, além de recuperar costumes em vias de desaparecimento, é promover a memória dessas tradições, a sua passagem entre gerações e contribuir para a valorização da identidade e das comunidades locais”, explica comunicado.

O programa abrange 81 municípios nas seis zonas do país onde a EDP Produção possui centros de produção eléctrica (barragens e centrais termoeléctricas), sendo Penafiel um desses concelhos.

O município já conquistou no passado apoio para um projecto que regista, divulga e protege o trabalho dos artesãos do concelho, transmitindo o seu saber-fazer, o “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”.

Qualquer pessoa ou entidade nacional pode candidatar-se ao apoio financeiro do ‘Tradições’, que envolve um total de 213 mil euros.

As candidaturas decorrem até 31 de Agosto e “devem descrever claramente a tradição seleccionada, as actividades propostas para a sua promoção, bem como os objectivos do projecto, o financiamento necessário e as formas de avaliar o cumprimento desses objectivos”.

Este projecto da EDP já apoiou com 675 mil euros 25 projectos de defesa da cultura tradicional portuguesa.