Publicar uma fotografia, com uma peça de roupa rosa e o hastag #PenafielRosa é o desafio que a Câmara Municipal de Penafiel faz à população, numa altura em que se assinala o ‘Outubro Rosa’ e ao qual o município se associa, através de um conjunto de iniciativas.
Além deste pedido, a autarquia anunciou que, a partir do próximo dia 10, Penafiel vai iluminar a rotunda do Abraço do Povo com a cor rosa. Também através do programa Afectiv(idades), que decorre de 15 a 30 deste mês, as instituições sociais do concelho, foram desafiadas pela Câmara e vão elaborar árvores da vida em tons rosa, com materiais recicláveis que, posteriormente, serão expostas nos serviços municipais de acesso ao público.
Para encerrar o mês de prevenção do cancro da mama, no dia 30 de Outubro, vai realizar-se uma aula de hidroginástica, em tons de rosa, nas Piscinas Municipais de Paço de Sousa, pelas 10 horas.
Segundo a vereadora com o Pelouro da Saúde, “esta é uma iniciativa de grande valor para, sobretudo, sensibilizar a população para a prevenção desta doença, que, infelizmente, afecta muitas mulheres”. É preciso não esquecer que, “um diagnóstico precoce faz toda a diferença” e é para esta questão que o município pretende alertar, refere Daniela Oliveira.
A representante do município garantiu ainda que “o bem-estar e a saúde de todos é prioridade” do executivo. A prová-lo está o facto de a edilidade disponibilizar “transporte gratuito, até ao Porto, a todas as mulheres de Penafiel rastreadas ao cancro da mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade”.
Além disso, Penafiel assegura “sessões de reiki gratuitas”, além de apoio psicológico a “todos os doentes oncológicos e familiares”, como forma de “potencializar a sua qualidade de vida”, sublinhou Daniela Oliveira.
É preciso não esquecer que, se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.
Recorde-se que, o movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos, na década de 90 e, desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com o objectivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.