António da Silva Moreira, da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, em representação do município de Penafiel, venceu o Campeonato Individual de Boccia Sénior – Zona Vale do Sousa, batendo na final Manuel Fernando Coelho, em representação do município de Lousada.
O atleta penafidelense assegurou a vitória com o resultado expressivo de 9-0.
O 3.º lugar do Campeonato Individual de Boccia Sénior – Zona Vale do Sousa foi conquistado por José Maria Lopes Silva, da equipa Lousada XXI.
Este campeonato contou com a presença de cerca de 300 participantes dos vários municípios do Vale do Sousa, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e da Paralisia Cerebral – Associação Nacional do Desporto, na Nave Desportiva do Pavilhão de Feiras e Exposições.
Segundo o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, a câmara vai continuar a ter especial atenção a esta modalidade. “Apoiamos e divulgamos a dinamização desta modalidade junto da população sénior, colaborando com associações e juntas de freguesias com o objectivo de permitir que seja praticada durante o ano e acompanhada de forma regular pelos técnicos da Câmara Municipal. O boccia é uma modalidade que está disseminada em cerca de 30 instituições e associações, com mais de 300 atletas a praticar de forma regular esta modalidade”, realça Alberto Clemente. O autarca destaca ainda os benefícios do boccia que possibilita o exercício físico e contribui para a melhoria da qualidade de vida, potencia o bem-estar, desenvolve a componente motora e contribui para uma maior inclusão social.
“Penafiel dispõe actualmente de conhecimento, recursos e condições físicas para a prática desta modalidade pelo que é expectável que o nosso Concelho venha a receber, num futuro próximo, competições de índole nacional”, antecipa o vereador do Desporto.
Recorde-se que o boccia é uma modalidade que foi introduzida em Portugal, em 1983, pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC). O objectivo do jogo passa por colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca).