Penafiel vai ter um centro negócios e um gabinete do investidor para apoiar as empresas.
A nova estrutura, que já tinha sido anunciada pelo presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, nasce de uma parceria com a Associação Empresarial de Penafiel e vai ficar localizada nas instalações desta estrutura empresarial. Terá uma área de 250 metros quadrados com possibilidade de expandir para além dos mil metros quadrados.
Este centro de negócios terá como objectivo prestar apoio técnico às empresas já existentes, contribuindo para o reforço do mercado empresarial e disponibilizando novas ferramentas e valências que contribuam para solidificar esse mesmo tecido empresarial. Por outro lado, assume-se como um espaço desenhado e direccionado para apoiar e incentivar as empresas jovens.
Para Antonino de Sousa, o novo espaço, assim como o gabinete do investidor, vai disponibilizar novas ferramentas às empresas para fazer face aos desafios com que estas estão confrontadas num mercado cada vez mais competitivo, mas, também, fomentar a fixação de novos negócios.
Já José Carmo, secretário-geral da Associação Empresarial de Penafiel, assumiu, durante as comemorações dos 125 desta associação, que a criação desta estrutura será ponto de partida de uma nova estratégia empresarial para Penafiel.
“Estas instalações serão alvo de uma remodelação profunda que permitirá acolher um novo centro de negócios. Um espaço que resulta de uma parecia e de uma estratégia que pretende promover um forte ambiente empresarial, baseada nos serviços e que será possível através da materialização de instrumentos de apoio à instalação e fixação de empresas no concelho”, avançou, salientando que o centro de negócios se destina a novas empresas e a unidades já existentes. Já o gabinete do investidor funcionará como um “front office” que fará a ponte entre os empresários e a autarquia e que permitirá reduzir o número de interlocutores evitando burocracias e transtornos.
O gabinete será um facilitador promovendo a agilização, recolha e obtenção de informação à instalação das empresas, acesso a incentivos, prestará apoio jurídico, apoio ao nível da contabilidade, mas também da formação.