No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, Penafiel lançou, hoje, simbolicamente, o procedimento para a concessão de novos postos de carregamento para veículos eléctricos no concelho. O tema ainda terá de passar pela aprovação do executivo camarário e da Assembleia Municipal.
A meta é que sejam instalados, de forma descentralizada, mais 11 postos de carregamento. Actualmente, existem apenas dois, um junto ao Tribunal de Penafiel e outro no parque de estacionamento subterrâneo do Museu Municipal. A previsão é de que estejam a funcionar no início de 2023.
“É uma resposta a uma necessidade significativa já que o número de veículos eléctricos tem aumentado”, justificou o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, que assinou o despacho, esta manhã, durante uma visita à nova Central de Transportes do concelho.
O vice-presidente da Câmara e vereador do Planeamento, Mobilidade e Ordenamento do Território, Pedro Cepeda, salientou que, cada vez mais, os consumidores portugueses optam por carros eléctricos e que é “uma tendência” que vai levar que, ao longo dos próximos anos, haja mais utilizadores de veículos eléctricos. “Devemos criar condições para que isso aconteça de forma mais eficiente”, defendeu.
Assim, a concessão a fazer, por um prazo de cinco anos, prevê a implementação de 11 postos de carregamento, distribuídos por todo o município. “Todos eles serão rápidos, terão uma capacidade de, em cerca de 30 a 45 minutos, carregar cerca de 70% da bateria dos carros. E teremos um carregador ultra-rápido que, em cerca de 15 minutos, carrega 70% da bateria do automóvel”, adiantou o autarca.
Quatro dos novos postos, elencou, estarão localizados na cidade de Penafiel: um na zona desportiva, junto ao Estádio Municipal 25 de Abril, outro junto às piscinas municipais para servir toda a zona do Sameiro, outro (ultra-rápido) no Campo da Feira, e outro na Central de Transportes em Novelas. Haverá ainda postos de carregamento em cada uma das vilas do concelho, Abragão, Paço de Sousa e Rio de Moinhos, e na freguesia das Termas de São Vicente, por ser um importante núcleo urbano. Os outros ficarão colocados nos extremos do concelho, nas freguesias de Castelões e Rio Mau e no cais de Entre-os-Rios (Eja), zona muito frequentada.
“O custo para o operador é simbólico. O nosso objectivo não é ganhar dinheiro com esta concessão é sim prestarmos um serviço público. Esta será a maior rede da região do Tâmega e Sousa”, sentenciou Pedro Cepeda.
Para assinalar a da Semana Europeia da Mobilidade, no domingo de manhã, o Largo da Ajuda e toda a zona de trânsito partilhado de Penafiel estarão encerrados ao trânsito “para que os cidadãos possam usufruir do espaço”, dando prioridade ao peão. Duas escolas de ciclismo darão oportunidade aos mais jovens de experimentarem a bicicleta e da competição. “O automóvel ainda é fundamental, e não queremos banir o automóvel do nosso centro histórico, mas há passos que podem ser dados para gradualmente atingir esse objectivo”, referiu o vereador.
Na sexta-feira da próxima semana, serão apresentados quatro percursos pedestres que abrangem 10 freguesias do concelho. Já no domingo seguinte decorrerá uma visita guiada a uma exposição de automóveis antigos.