Penafiel vai embarcar na segunda edição da ‘Viagem pelo Clima’ e através da ReCria Móveis vai restaurar mobiliário usado, para entrega a famílias carenciadas. O objetivo deste trajeto visa envolver “a comunidade local na sensibilização para a economia circular e redução de resíduos”, num projeto que “une esforços de carpinteiros e artesãos locais, além de associações comunitárias, promovendo a sustentabilidade e reutilização de materiais”.
Esta iniciativa, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, percorrerá oito municípios parceiros, entre eles Penafiel, até 1 de outubro, com o objetivo de promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável.
A competição começou esta quarta-feira, no Mosteiro Santa Maria do Mar em Carcavelos, com a presença de Emídio Sousa, secretário de Estado do Ambiente e da embaixadora do projeto e apresentadora de TV, Fátima Lopes. Penafiel recebe esta ideia nos dias 21 e 22 de setembro.
E se o primeiro desafio passa pelo restauro de móveis, o segundo visa ‘Regenerar Rio Cavalum’, através da preservação e recuperação ecológica de uma das margens, de forma a “sensibilizar a comunidade local para a importância da conservação ambiental”. Esta atividade conta com a colaboração do município, a Associação Cavalum e a Equipa Água, da Viagem pelo Clima, revela a organização, em comunicado.
Refira-se que, esta viagem pelo país envolve três equipas, Ar, Terra e Água que vão vão executar diferentes rubricas para impactar o município. Na Rota da Sustentabilidade Municipal vão desafiar os negociantes locais a calcular a sua pegada de carbono, através da aplicação Get2ZeroforPeople.
Assim, e ainda em Penafiel, o grupo vai realizar uma ação de limpeza nas margens do rio, que será seguida de um almoço comunitário, promovendo o espírito de união e cooperação entre os participantes. À tarde, a equipa junta-se com a associações culturais locais para dar continuidade às atividades, enriquecendo a intervenção com um enfoque cultural e comunitário.
A recuperação das margens será conduzida com técnicas de engenharia natural, como Grades Vivas e Faxinas Vivas, que ajudarão a estabilizar as margens e a melhorar o habitat ribeirinho. Esta abordagem promove a sustentabilidade e a conservação dos recursos hídricos, contribuindo para a resiliência ecológica e a qualidade de vida da comunidade.
A equipa que vencer a competição terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, em novembro de 2024, e participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.
A viagem culminará com o regresso das equipas no dia 1 de outubro de 2024, após um percurso que abrangerá várias localidades, pondo em discussão “questões cruciais sobre o clima e a necessidade de uma ação coletiva urgente”, revela ainda mesma nota.
A Get2C foi fundada em 2011, alavancada em mais de 20 anos de experiência dos seus fundadores e equipa e atua na área das alterações climáticas, energia, mercados de carbono, financiamento climático e desenvolvimento sustentável.
Esat estrutura está presente no Brasil e em variados países da Europa, África e América Latina, através da sua rede de parceiros.