A Agrival em Penafiel vai receber no próximo dia 29 de Agosto o seminário “Vespa velutina – Uma ameaça real”.
O objectivo é abordar a biologia da vespa velutina e apresentar estratégias e boas práticas que limitam e condicionam o acesso desta espécie invasora aos apiários, tendo por base os resultados dos estudos realizados no âmbito do Grupo Operacional Vespa velutina.
A recepção aos participantes acontecerá pelas 14h30, seguida da abertura a cargo da Câmara Municipal de Penafiel, da Ader-Sousa, da Dolmen e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN).
Durante o resto da tarde serão abordados os seguintes temas: Grupo Operacional “Controlo e Minimização de Prejuízos da Espécie Invasora Vespa velutina” – apresentação de resultados por José Aranha (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD); Biologia da espécie, identificação e processo de invasão, por Paulo Russo (UTAD); Boas práticas no combate à Vespa velutina e construção de armadilhas, por Alexandre Vieira (Apimarão e Marão Mel); e, por último, Actuação da Protecção Civil Municipal no combate à Vespa velutina, por Nuno Santos (Serviço Municipal da Protecção Civil de Penafiel). O evento terminará com um debate.
A participação no seminário tem entrada livre, mas sujeita a inscrição obrigatória até ao dia 24 de Agosto. A inscrição inclui documentação, diploma de participação e oferta de bilhete de acesso à Agrival 2019 para o próprio dia e entregue no fim do seminário.
O seminário está inserido no Grupo Operacional “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina na produção apícola”, co-financiado no âmbito da Medida Inovação do PDR 2020.