O concelho de Penafiel é um dos 30 do país onde poderá arrancar, a 1 de Abril, o projecto-piloto para cuidadores informais.
A portaria, publicada esta terça-feira em Diário da República, explica que os cuidadores informais vão ter direito a um subsídio de apoio entre os 248,20 e os 343,50 euros. A prestação atribuída vai depender do rendimento do cuidador e da existência de subsídio de dependência por terceira pessoa ou complemento de dependência.
O rendimento conjunto do cuidador e do cuidado nunca deverá ser inferior a um Indexante de Apoios Sociais (IAS), que este ano é de 438,81 euros.
Estes projectos-piloto vão durar um ano. Os concelhos abrangidos nesta primeira fase são Alcoutim, Amadora, Arcos de Valdevez, Boticas, Cabeceiras de Basto, Campo Maior, Castelo de Paiva, Coruche, Évora, Figueira da Foz, Fundão, Grândola, Lamego, Mação, Matosinhos, Mértola, Miranda do Corvo, Moita, Montalegre, Mora , Moura, Penafiel, Portimão, Sabugal, Seia, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Real e Vimioso.