Este ano não haverá árvore “gigante” de Natal na cidade de Penafiel, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.
Questionada sobre medidas de poupança para reduzir os gastos com a iluminação natalícia, a Câmara Municipal avançou que “este ano não haverá a tradicional árvore de Natal, que será substituída pelo Mercado de Natal”.
A par disso, refere a autarquia na resposta enviada, a iluminação será desligada mais cedo, pelas 24h00, para que haja poupança energética.
“A Câmara tem estado a fazer vários investimentos em equipamentos de energias renováveis e na eficiência energética de edifícios municipais. Para o Natal, será reduzida a instalação de iluminação natalícia e o tempo de funcionamento”, salienta o município.
Ainda assim, a edilidade defende que “atendendo à importância do comercio tradicional na cidade de Penafiel, faz todo o sentido continuar a aposta na estratégia Penafiel Cidade Natal”, sendo “a iluminação um item fundamental”.
Sobre o investimento na iluminação de Natal previsto para este ano, a Câmara explica que será “sensivelmente idêntico” ao do ano anterior “em virtude do aumento de preços”.
O Verdadeiro Olhar questionou também as autarquias de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo sobre se estão previstas medidas para poupar com a iluminação de Natal, mas não obteve respostas.
Recorde-se que uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, em Setembro deste ano, previa medidas para reduzir os consumos de energia, em tempo de guerra e de crise energética. Entre as recomendações estava o ajustamento dos “períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18h00 e as 24h00”, entre 6 de Dezembro de 2022 a 6 de Janeiro de 2023. Também é recomendado o “desligar da iluminação interior de carácter decorativo de edifícios a partir das 22h00 no período de Inverno e a partir das 23h00 no período de Verão”, entre outras.