Penafiel vai avançar com a construção do novo Centro de Saúde das Termas de S. Vicente, que ficará localizado junto ao Complexo Desportivo desta freguesia, na Rua das Piscinas, em Penafiel.
O novo Centro de Saúde representa um investimento na ordem dos 2,2 milhões de euros, dos quais 1,7 são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Penafiel vai ainda comparticipar com mais de meio milhão de euros. Concurso, aprovado em reunião do executivo, deverá ser lançado nos próximos dias e obras arrancam em 2024.
A autarquia adquiriu os terrenos e elaborou o projeto da Unidade de Saúde que foi aprovado do ponto de vista técnico e, após candidatura, obteve financiamento comunitário.
“Além de muito desejada, esta era uma obra absolutamente necessária, atendendo à degradação das atuais instalações que não permitia ter o mínimo de condições para utentes e profissionais de saúde”, diz a autarquia, acrescentando que a atual Unidade de Saúde Familiar das Termas de São Vicente funciona numa cave adaptada de um edifício antigo, com capacidade de resposta apenas para cerca de 15 mil utentes, quando na realidade serve uma área e um número de utentes, bastante maior”.
Para o autarca local, “há muito que as Termas de São Vicente merecem um centro de saúde condigno”, tanto mais que, profissionais e utentes “têm sido obrigados a trabalhar e a ser consultados em péssimas condições, o que é inaceitável em pleno século XXI”.
Antonino Sousa explicou ainda que foram feitas “constantes chamadas de atenção à Administração Central, que nada fez. Por isso, hoje, graças à transferência de competências na área da saúde, vamos finalmente resolver um dos principais anseios da nossa população.”
A recente transferência de competências, no domínio da Saúde, do Estado para a Câmara de Penafiel e os apoios previstos no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para a área da saúde, permitiu a Penafiel avançar, contando com a colaboração técnica da ARS Norte e com o envolvimento da Junta de Freguesia.